CPD

Backup continuo

Usamos o software da R1Soft para Backup Continuo. (Backup significa cópia de segurança)

Sobre todas as contas são efectuados Backups de 3 em 3 horas para um servidor na Alemanha sendo guardadas:

  • As últimas 10 imagens com intervalo de 3 horas
  • Os últimos 7 dias.
  • As últimas 12 semanas

Backup no servidor

No servidor é mantida um full backup diário, semanal e mensal a fim de permitir uma reconstrução mais rápida em caso de falha.

O servidor tem ainda discos em RAID o que permite que quando um disco se avarie o sistema possa continuar a funcionar e evita o tempo de reconstrução do sistema.

Nos nossos serviços o espaço contratado pode dar origem ao uso de várias vezes esse espaço devido à quantidade de cópias efectuado e mantido.

 

Backup bases de dados

No servidor de Portugal usamos ainda o Backup da R1Soft de Bases de dados o que permite guardar cópias precisas das bases de dados MySQL evitando problemas de haver transacções em memória que não estavam gravadas em disco na altura da cópia de segurança.

 

Responsabilidade sobre os Backups

Aconselhamos no entanto a que façam as vossas cópias de segurança periodicamente.  Em especial habitualmente é impossível obter cópias dos dados com vários meses.

A responsabilidade das cópias de segurança é dos clientes mas pensamos que o sistema montado permitirá recuperar a quase totalidade dos casos que surjam e que sejam detectados.

O pedido consecutivo de reposição de cópias de segurança poderá ser alvo de uma taxa adicional.

 

Explicação técnica

O backup a nível  do servidor é efectuado através da compressão de todos os ficheiros num só. Ou de forma diferencial em relação ao último backup. Este backup é efectuado geralmente de madrugada o origina que o servidor fique momentaneamente mais lento.

O R1Soft funciona através de backups diferenciais mas existe a nível do servidor e vai assinalando os sectores do disco que foram alterados. De acordo com a periodicidade estabelecida faz a ligação ao servidor onde estão as cópias de segurança e copia só os dados que foram alterados. Dessa forma consegue-se fazer múltiplas cópias de segurança sem pesar no servidor duma forma rápida.